AP BARSOTTI

Equipe

Marcelo Moura

Localização

Ipanema, Rio de Janeiro

Clipping

Revista Casa e Jardim

Revista Casa e Jardim 2

Área 

45m2

Ano

2015

A premissa neste projeto era transformar um apartamento alugado em um lar aconchegante e com a personalidade dos moradores. O desafio? Reformar em 58 dias um espaço de 50 anos que nunca havia passado por uma obra, usando materiais atemporais e de baixo custo.

A primeira medida foi mudar todos os acessos aos cômodos, melhorando a circulação e ventilação do apartamento. A pequena cozinha, por exemplo, contava com duas portas para a sala, o que fragmentava o espaço e dificultava a disposição dos equipamentos. A solução foi fechar um dos acessos, o que resultou em uma grande parede para o sofá da sala.

O piso original de taco foi mantido, para aquecer o ambiente. A sala se tornou neutra, para evidenciar as obras de arte do casal. Para otimizar os espaços, o quarto de empregada foi transformado em closet e despensa, evitando assim armários no quarto e na cozinha.

O projeto apostou em soluções criativas para manter o baixo custo sem perder o charme, como o uso de cores em cada ambiente para trazer personalidade, mas que podem ser facilmente trocadas com uma mão de tinta. Os móveis da cozinha, closet, banheiro e cabeceira foram feitos pelo casal, com compensado de sumaúna. No banheiro, uma bancada de concreto de 2,3 m substituiu uma tímida cuba mal aproveitada, valorizando o amplo espaço do cômodo.